11 de maio, 2007 - 23h52 GMT (20h52 Brasília)
Jair Rattner
De Lisboa
Brasil pretende aumentar em 80% número de turistas estrangeiros
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, revelou que o plano para o setor do turismo para o segundo mandato – que será anunciado pelo presidente Lula no final do mês – deverá prever um crescimento de 80% no número de turistas estrangeiros. “O 2º Plano Nacional de Turismo vai estipular a meta de ingresso de 9 milhões de turistas em 2010. É um esforço enorme, porque temos hoje 5 milhões de turistas”, disse em Lisboa, onde foi participar da cúpula mundial do setor, organizada pela WTTC (Organização Mundial do Turismo e Viagens). O número é o mesmo previsto pelo anterior ministro do setor, Walfrido Mares Guia (atualmente na coordenação política do governo), para o final de 2006. “Antes era uma estimativa. Agora estamos fazendo esta previsão baseada em estudos”, disse a ministra. O objetivo é aumentar a parcela que o turismo representa no PIB nacional, em que atualmente é responsável por 2,5% - em Portugal, o turismo representa 10% do PIB. Segundo Marta, uma das vantagens do crescimento do setor é que gera postos de trabalho – atualmente são 6 milhões, dos quais 2 milhões informais. "Um país a ser descoberto" A campanha para atrair turistas estrangeiros terá como tema “um país a ser descoberto”. Um dos mercados-alvo será o norte-americano. “Neste momento, o Brasil representa apenas 1,2% do share dos turistas norte-americanos, o que é baixíssimo”. Apesar disso, os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Para alcançar o objetivo, Marta conta com os investimentos do PAC em aeroportos, portos, rodovias e saneamento e com a formação de mão-de-obra. “O presidente anunciou a criação de 53 escolas técnicas. Queremos que algumas sejam para a área de turismo.” Ela aponta como vantagem brasileira a hospitalidade. “Segundo os estudos que temos, 95% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil pretendem voltar e eles indicam que o que mais os atraiu não foi a natureza ou as atrações turísticas, mas a hospitalidade”, disse a ministra. Rio em campanha Aproveitando os Jogos Panamericanos, em julho, o Rio de Janeiro vai começar uma campanha para atrair turistas estrangeiros. O lema será One Rio (Um Rio, em inglês) e até outubro serão investidos R$ 15 milhões. “A campanha vai ser destinada ao mercado interno e externo e será dirigida aos diferentes públicos, na linha do que é feito em Nova York com a campanha Big Apple. Dependendo do público, vai ser One Bossa Nova, One Maracanã ou One Ipanema”, disse o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Segundo Paes, o Rio pretende manter a quota de turistas estrangeiros no cenário de crescimento do turismo para o Brasil. “Atualmente, temos 3 milhões de turistas, ou seja, 60% dos estrangeiros que vêm para o Brasil passam pelo Rio”. Paes afirmou que a necessidade de agir com mensagens diferenciadas resulta da diversidade. “Os japoneses quando vão ao Rio passam sempre pelo Maracanã. Mesmo quando estava fechado, o Maracanã era o segundo ponto turístico mais visitado da cidade, só atrás do Cristo Redentor.”
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070511_turismojair_ac.shtml
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário